Seguro prestamista: o que é e como funciona?

seguro prestamista

O seguro prestamista é uma forma de proteger financeiramente consumidores que possuem dívidas ativas de financiamento ou empréstimo.

Em agosto de 2021, o número de famílias endividadas atingiu 72,9%, um novo recorde mensal, segundo uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Nesse sentido, o seguro prestamista é uma forma de garantir que as dívidas ativas serão pagas caso aconteça algum imprevisto e o tomador não consiga arcar com os débitos ou parcelas de uma negociação, como empréstimo, por exemplo.

Por isso, essa modalidade dá segurança tanto ao credor quanto ao pagador de que uma dívida será quitada total ou parcialmente. 

Mas você sabe o que é e quando acionar esse tipo de seguro? Confira tudo sobre o assunto neste artigo!

Para que serve o seguro prestamista?

O seguro prestamista beneficia os dois lados das negociações, já que a pessoa que pede pelo financiamento, faz a compra parcelada ou pede pelo empréstimo, tem a segurança de que o valor será quitado mesmo diante de alguns imprevistos, como desemprego e acidentes.

Por outro lado, quem faz a venda ou a instituição que concede o empréstimo ou financiamento também tem a segurança de que receberá o valor que foi autorizado. 

Em quais situações é possível solicitar o seguro prestamista?

Você pode solicitar esse tipo de seguro diante das seguintes situações:

  • Perda inesperada de renda temporária ou permanentemente;
  • Perda de emprego;
  • Invalidez temporária ou permanente do segurado;
  • Morte do segurado.

Do mesmo modo, você pode contratar o seguro prestamista para:

  • Empréstimos pessoais ou consignados, vindo de bancos ou outras instituições financeiras;
  • Compra de um imóvel, carro ou eletrodomésticos;
  • Cobertura de saldo devedor;


Além disso, vale lembrar que o esse seguro garante que nenhum membro da família precise arcar com as parcelas do empréstimo, financiamento ou compra em questão nesses casos quando o seguro é contratado. 

Qual é o valor do seguro prestamista?

As parcelas dessa modalidade de seguro não costumam exceder 10% do valor das parcelas da quantia negociada da compra, empréstimo ou financiamento.

E como outros tipos de seguros, alguns fatores influenciam o cálculo, como o fator da idade, por exemplo. Ou seja, quanto mais jovem for a pessoa, menor o valor das parcelas.

Os outros dois fatores que são considerados são o tempo de pagamento, o prazo e a quantia do empréstimo, compra ou financiamento.

Posso cancelar o seguro prestamista?

Pode sim. Você pode cancelar esse seguro, na verdade, a partir do momento em que comunica à seguradora.

Mesmo sem ter quitado a dívida, ao fazer contato com a empresa de seguros, é possível cancelá-lo. 

Ah, é importante lembrar que, o pagamento da quantia do empréstimo ou financiamento pelos quais você contratou o seguro prestamista cancelam esse seguro automaticamente.

E então, você sabia tudo isso sobre o seguro prestamista? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui embaixo nos comentários. Vamos adorar te responder!
E para continuar aprendendo sobre finanças, é só ler mais no nosso Blog da Provu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.