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Boleto Falso: como identificar e evitar golpes

Publicado em 12 set, 2022

Atualizado em 05 jun, 2023

1 min de leitura

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Sendo uma das principais formas de pagamento no Brasil, é muito comum acontecerem golpes com boletos falsos.

Para você ter uma ideia, só em março de 2022 foram transacionados R$ 386 milhões por meio de boletos. Com essa grande movimentação, esse tipo de operação financeira acaba sendo alvo de crimes.

Inclusive, em 2021, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o Brasil registrou 4,1 milhões de movimentações suspeitas de fraude.

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo sofrido esse tipo de fraude, pois o golpe do boleto não é novo. No entanto, conforme os anos foram passando, e a tecnologia oferecendo cada vez mais recursos, os infratores acabaram se aperfeiçoando no golpe.

Hoje em dia, pode ser difícil identificar as diferenças entre um boleto verdadeiro e um falso, pois as características estão cada vez mais similares.

Continue conosco neste artigo e saiba como diferenciá-lo!

O que é um boleto falso?

Bom, antes de te ensinarmos como identificar um boleto falso, você precisa estar atento às possíveis situações em que eles possam surgir.

O boleto falso é uma cobrança indevida que você recebe, e se o pagamento for realizado, o dinheiro será transferido para a conta bancária do fraudador. 

Geralmente, a vítima recebe um e-mail idêntico ao de uma empresa (serviços como internet, energia, entre outros), com uma suposta segunda via do boleto bancário do mês vigente - e às vezes, podem até dizer que é de uma conta atrasada.

Utilizando o nome real de empresas ativas no mercado brasileiro, muitas pessoas acabam caindo no golpe por não conferir as informações corretamente.

Como identificar um boleto falso: dicas importantes

Agora, vamos para a parte mais importante deste artigo: aprenda a identificar um boleto falso e evitar os golpes.

Checar os dados do boleto

Pode parecer óbvio, mas essa é a primeira coisa que você precisa fazer caso receba um e-mail, SMS ou mensagem no Whatsapp com um boleto. 

Todos os boletos são gerados com informações que ajudam na identificação. O documento precisa conter o número do CNPJ ou CPF do emissor, sendo da instituição financeira ou pessoa que está fazendo a cobrança, e o CPF do pagador.

Você precisa fazer os seguintes questionamentos para te ajudar, antes de realizar o pagamento: você realmente fez uma compra com a empresa que supostamente enviou o boleto? Os seus dados estão corretamente preenchidos no documento? 

Se ainda está em dúvida, pesquise o CNPJ ou CPF que consta no boleto para identificar a empresa verdadeira.

Outro detalhe importante é que as informações que irão aparecer no momento de pagamento do boleto devem ser idênticas ao que está descrito no documento. A melhor forma de sanar a sua dúvida é entrar em contato com a empresa (ou pessoa física) para conferir se realmente existe um pagamento em aberto.

Conferir o código de barras

Isso pode exigir um pouquinho de tempo, mas acredite, é melhor prevenir do que ter que lidar com o golpe depois!

A longa série de números podem te ajudar a identificar a veracidade de um boleto. Os três primeiros números da sequência representam o código do banco beneficiário. Com isso, caso o golpista esteja utilizando a imagem de outro banco, você irá descobrir que o boleto é falso pelo código não estar condizente com a imagem.

Na ferramenta da Febraban, a Busca Banco, você consegue verificar os códigos corretos. Basta inserir o seu estado e município que a ferramenta irá apresentar a lista de códigos dos bancos que atuam na sua região.

Nos números finais do código de barras, você sempre deverá encontrar exatamente o valor do boleto. Por exemplo: caso o valor a ser pago seja de R$ 249,90, os últimos dígitos serão 24990. 

Se estiver diferente, entre em contato com a empresa responsável para conferir se eles possuem algum padrão próprio para a emissão dos boletos (algumas contas de alguns bancos, como as contas corporativas do Citibank, por exemplo, possuem essa regra interna), e se a resposta for negativa, você já sabe que o boleto recebido é falso!

Atente-se a erros de digitação

Tenha em mente que é quase impossível que uma instituição bancária, empresas ou qualquer outra organização cometa erros gramaticais ou de digitação, principalmente por ser comum a utilização de sistemas e algoritmos que fazem o preenchimento.

Portanto, leia com atenção, principalmente no corpo do e-mail ou da mensagem que está  acompanhando o envio do boleto. Além, é claro, de erros no próprio documento.

Esse é um dos maiores sinais de que o boleto é falso.

Priorize boletos em PDF

De acordo com a Febraban, vários golpistas utilizam um vírus para poder alterar os boletos quando a vítima imprime o documento. 

Portanto, desconfie dos boletos que não chegam como arquivo em PDF. E, convenhamos que já não é mais necessário imprimir boletos, não é mesmo?

Evite imprimi-los, mas caso seja preciso, solicite ao emissor que o arquivo seja enviado neste formato.

Tente priorizar o pagamento digital, ok? É mais seguro!

Débito automático também é uma boa opção

Se você recebe os boletos de alguma empresa mensalmente, seja por e-mail, SMS ou Whatsapp, e receber um boleto falso no meio, pode ser que, pela correria do dia a dia, você não o perceba e acabe pagando o boleto errado.

Sendo assim, para os boletos recorrentes, como as assinaturas de streamings, conta da internet e quaisquer outras despesas fixas, a melhor opção é cadastrar em débito automático.

Dessa forma, você deixa de receber os boletos porque a cobrança é realizada automaticamente, e irá suspeitar de um boleto enviado indevidamente.

Dobro de atenção com boletos que chegam em casa

Como comentamos anteriormente, hoje em dia não precisamos mais de papéis físicos, não é mesmo?

Ainda mais apenas para o pagamento de contas. O planeta agradece!

A maioria das empresas, pensando na sustentabilidade e na praticidade que o consumidor ganha ao receber seus boletos de forma digital, evita fazer o envio de boletos físicos.

Os boletos que chegam na porta da sua casa são bem fáceis de serem fraudados, então opte sempre pelo envio através do e-mail, SMS ou Whatsapp.

Checar mais uma vez os dados antes de pagar

A nossa última dica é a mais importante de todas!

Como dissemos na primeira dica, não basta conferir as informações que constam no boleto. Você precisa dar uma boa conferida nas informações que aparecem quando você vai realizar o pagamento.

Portanto, redobre a atenção em todos os dados antes de confirmar.

O que fazer ao cair no golpe de boleto falso?

Muitas vezes, mesmo seguindo todas as dicas que te indicamos, pode ser que o documento falso tenha sido muito bem elaborado e, infelizmente, você acabou pagando o boleto. E agora?

Bom, o primeiro passo é comunicar o banco que você utilizou para realizar o pagamento. Dependendo do tempo que você levou para perceber o erro, é possível bloquear o pagamento antes que ele seja realmente efetuado, porque os boletos demoram até 3 dias úteis para serem processados.

Depois, entre em contato com a empresa ou banco no qual você acreditou estar pagando. É importante que o estabelecimento esteja ciente sobre a fraude para conseguir instruir outros clientes a não caírem no golpe e a reforçar a segurança do sistema.

Como denunciar boleto falso?

A denúncia se configura como uma terceira etapa do que fazer ao cair no golpe de boleto falso.

Além de causar muita dor de cabeça, os golpes de boletos falsos são crime. Sendo assim, você deve fazer um boletim de ocorrência para que a polícia possa fazer uma investigação e descobrir os fraudadores.

Ainda, com o boletim de ocorrência, é possível recuperar o dinheiro gasto indevidamente e evitar que mais pessoas sofram o golpe.

Conclusão

Pagar um boleto falso é uma situação bastante desconfortável, então esperamos que as nossas dicas sejam úteis para você!

Quanto mais pessoas souberem desses detalhes para conseguir identificar boletos falsos, teremos menos vítimas do golpe.

Então, compartilhe esse conteúdo com quem considerar importante, e comenta aqui embaixo se ficou alguma dúvida. 
E se estiver precisando de ajuda para você ou sua loja, aproveita para conhecer os produtos da Provu, como empréstimos pessoais e compra parcelada sem cartão de crédito.

Escrito por: Pri da Provu

Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!

Comentários (1)
Usuário
José GENILDO RICARDO DA SILVA
02/10/2022

Tudo de bom

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Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 4,45% a.m. (68,62% a.a.) até 11% a.m. (249,85% a.a.), e o CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 9, 12, 18, 24 ou 36 meses.

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