Atenção! A Provu não solicita pagamento antecipado para a liberação do Provu Empréstimo Pessoal.

Planejamento financeiro pessoal: como fazer e outras dicas!

Publicado em 18 mar, 2023

Atualizado em 18 abr, 2023

1 min de leitura

Link Copiado!

Sabe aquela sensação de que o dinheiro até chega, mas vai embora logo e sem que você entenda exatamente de que forma? 

Essa é uma das consequências da falta de planejamento financeiro pessoal. É isso aí, não tem para onde correr: o dia de amanhã sempre chega. E não pensar no futuro na hora de lidar com o dinheiro é um dos erros financeiros mais comuns entre os brasileiros. É que montar um planejamento financeiro pessoal não é necessariamente difícil, mas pode ser trabalhoso, já que exige um pouquinho de dedicação e disciplina. 

Neste artigo, a gente veio justamente para te ajudar nessa tarefa. Aqui, vamos explicar como começar a planejar melhor o uso do seu dinheiro e por que isso é uma iniciativa importante para a sua saúde financeira. 

O que é planejamento financeiro pessoal?  

O planejamento financeiro pessoal é como se fosse um mapeamento de tudo que acontece com o dinheiro de uma pessoa. 

Em outras palavras, é quando você passa suas finanças para o papel com o objetivo de ter mais controle sobre elas. Isso inclui não só registrar todas as movimentações financeiras das quais você participa, mas também traçar metas e criar projeções de acordo com o que você deseja conquistar com os seus recursos no futuro. Afinal, é justamente isso que significa se planejar. 

Se o conceito ainda não parece fazer muito sentido, a gente detalha. Planejamento financeiro pessoal é aquele acompanhamento em que você registra: 

  • Tudo que você ganha no mês; 
  • Seus gastos (de preferência diferenciando as despesas fixas das variáveis); 
  • Suas dívidas e pendências financeiras; 
  • Objetivos materiais que você deseja alcançar a curto, médio e longo prazo; 
  • As reservas financeiras (poupança, reserva de emergência) que você mantém. 

Importância do planejamento financeiro pessoal 

Pode ser muito mais fácil conquistar qualquer coisa quando se tem um plano. Com dinheiro, não é diferente: o planejamento financeiro pessoal é importantíssimo para que você consiga realizar objetivos que envolvem investimento financeiro, como aquela viagem dos sonhos, uma pós-graduação ou a casa própria. 

Com um bom planejamento, você entende com nitidez como está sendo usado o seu dinheiro. Assim, consegue perceber quais gastos são dispensáveis, que tipo de despesa é mais comum na sua vida, o que você pode modificar para economizar mais e como poupar de maneira inteligente e realista.  

Pode até parecer besteira, mas é em uma dessas (tomando a iniciativa de fazer um planejamento financeiro pessoal) que você descobre que está gastando demais com o aplicativo de delivery de comida ou de transporte particular, por exemplo. Talvez cozinhar em casa e percorrer algumas distâncias a pé te ajudem a juntar dinheiro e chegar mais perto das suas metas. 

Além disso, o planejamento financeiro pessoal serve para te ajudar a fugir de enrascadas. Afinal, com ele, você visualiza com mais facilidade os recursos que realmente tem disponíveis e evita compras por impulso, além de possíveis situações de endividamento. O planejamento é, aliás, um passo essencial na hora de contratar linhas de crédito, como o empréstimo pessoal. Você precisa saber se as parcelas vão se encaixar no seu orçamento mensal sem causar prejuízo. 

Como fazer um planejamento financeiro pessoal? 

A gente falou ali em cima sobre “colocar as finanças no papel”, mas é claro que isso não precisa ser literal. Embora a boa e velha caderneta ainda sirva bem ao propósito, hoje em dia, você também pode optar por usar ferramentas digitais para fazer seu planejamento financeiro pessoal. 

São inúmeras as opções de aplicativos e softwares voltados para o controle de finanças. De qualquer forma, seja qual for a ferramenta que você escolher, o primeiro passo essencial para o planejamento financeiro pessoal é registrar todo o dinheiro que você recebe e gasta. Assim, você sempre tem noção de como está a sua saúde financeira. 

O segundo passo é garantir uma reserva de emergência. Ela é a boia que vai te salvar em caso de qualquer imprevisto que faça sua segurança financeira afundar (como ocorre quando alguém perde o emprego, por exemplo). A gente sabe que pode parecer difícil: se às vezes as contas nem fecham no final do mês, como economizar para montar essa reserva? 

Isso nos leva ao próximo ponto de atenção: tente analisar seus gastos e ganhos para descobrir onde você pode cortar despesas. Observe as movimentações dos seus recursos e reflita sobre quais desses gastos são realmente necessários. Com algumas pequenas ações cotidianas, você já consegue ir poupando aos pouquinhos. 

Crie também um espaço para registrar o andamento de dívidas e outras obrigações financeiras com as quais você precisa arcar. Procure traçar um plano para quitar essas pendências, de preferência antes de se comprometer com outras. Por fim, estabeleça suas metas: o que você deseja ter conquistado daqui a um, cinco e dez anos? A partir disso, dá para saber o quanto você precisará economizar para atingir os objetivos. 

Como saber se o planejamento financeiro pessoal está dando certo ou errado?  

Se você está começando agora a fazer um planejamento financeiro pessoal, pode até dar vontade de usar uma daquelas tabelas virtuais prontas que vêm com várias abas e fórmulas diferentes. Mas se isso for te gerar mais trabalho, talvez seja melhor evitar: é que o planejamento financeiro precisa ser, acima de tudo, sustentável a longo prazo. Em outras palavras, não adianta registrar suas finanças durante dois meses e depois parar.  

É que uma das características essenciais de um planejamento financeiro pessoal de sucesso é que ele seja fácil de manter. Se você não consegue preencher seus registros com regularidade, é possível que seu acompanhamento não esteja dando muito certo.  

Se você já está firme no planejamento há mais de ano e ainda sente que não conseguiu poupar nada ou que suas dívidas não estão sendo devidamente quitadas, talvez seja a hora de replanejar. É importante se dispor a atualizar as prioridades e metas de acordo com as situações que forem surgindo na sua vida. Não tenha medo de mudar a estratégia! 

Por fim, quando você projeta que vai economizar uma determinada quantia por mês e sempre acaba poupando menos, também pode ser que seu planejamento esteja meio fora do lugar. É importante ser realista na hora de fazer planos: só estabeleça como metas valores que sejam verdadeiramente possíveis de se colocar em prática na sua realidade. 

Tem diferença entre planejamento financeiro pessoal e planejamento estratégico pessoal? 

Sim, planejamento financeiro pessoal e planejamento estratégico pessoal são duas ferramentas diferentes. A primeira delas, como o nome indica e como nós já te explicamos até aqui, foca na saúde financeira. Já a segunda abrange várias outras áreas da vida, para muito além das finanças.  

O planejamento estratégico pessoal é um mapeamento de vários aspectos de naturezas diferentes: objetivos profissionais, relações sociais e afetivas, valores pessoais etc. A questão financeira é apenas um dos muitos pontos de atenção desse tipo de mapeamento. Já no planejamento financeiro, a melhoria da relação com o dinheiro é protagonista. 

Conclusão  

Se você tem algum objetivo que exige um investimento considerável de dinheiro, como comprar um carro novo, vai precisar se planejar. Afinal, essa pode não ser uma meta fácil de se atingir quando você não anda bem com as finanças. 

Para alcançar essas conquistas pessoais e até mesmo para quitar dívidas de maneira mais eficiente ou construir uma reserva de recursos, o primeiro passo é construir um planejamento financeiro pessoal que seja sólido e realista. Isso inclui o registro frequente de receitas e despesas, acompanhamento de dívidas e, é claro, a projeção de metas futuras. 

Com ele, você conseguirá entender exatamente para onde seu dinheiro tem ido e como é possível usá-lo de maneira mais estratégica para chegar até onde você deseja. Sem falar que é super satisfatório ver suas finanças organizadas! 

Esperamos que nossas dicas te ajudem a se planejar com mais eficiência. Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir os nossos outros posts aqui no Blog da Provu. Nós falamos sobre educação financeira, investimentos, economia, linhas de crédito e muitos outros assuntos valiosos para quem deseja dar um “up” na própria vida financeira! 

E se precisar de uma ajuda para colocar o planejamento financeiro em dia, quitando dívidas caras como as do cheque especial e do cartão de crédito, talvez a gente possa te ajudar. O Provu Empréstimo Pessoal têm taxas de juros justas, com aprovação de acordo com a sua situação e comportamento de consumo. 

Escrito por: Pri da Provu

Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!

Sem comentários ...

Fazer um comentário:

Prove realizar organização financeira!

Insira seu e-mail para receber as melhores dicas para o seu bolso:

Associações

abcd-logo

Prêmios

premio-cliente-sapremio-ra-1000

Selos

selo-empresa-neutra-de-carbono

Parceiros de Cobrança

kitei-logomhFlores-logoserasa-logo

A provu.com.br pertence à PROVU, CNPJ: 20.265.259/0001-71, com sede na Rua Pais Leme, 524 – Pinheiros, São Paulo – SP, Brasil – CEP: 05424-010.

A Provu não é uma instituição financeira, mas sim um prestador de serviços correspondente bancário nos termos do artigo 2º, da Resolução CMN nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 atuando para as instituições financeiras: SOROCRED CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A – CNPJ: 04.814.563/0001-74 e PROVU SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A – CNPJ Nº 42.627.615/0001-92.

Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 4,45% a.m. (68,62% a.a.) até 11% a.m. (249,85% a.a.), e o CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 9, 12, 18, 24 ou 36 meses.

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 4,45% a.m.; 68,62% a.a.; CET 75,53% a.a.; parcelas: R$ 757,37; IOF: R$ 206,42; valor total: R$ 13.632,57. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.