Como vender mais pela internet: 11 passos essenciais 

mulher vendendo mais pela internet

Para vender mais pela internet, você pode investir em anúncios, incentivar o marketing boca a boca, otimizar sua loja virtual, utilizar o e-mail marketing e muito mais.

Segundo uma pesquisa da Neotrust, o e-commerce brasileiro teve um faturamento recorde em 2021, atingindo mais de R$ 161 milhões, com um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior.

Dessa maneira, para aproveitar as novas oportunidades criadas pelo mercado online, é necessário se destacar da concorrência e traçar boas estratégias de marketing com o objetivo de alavancar suas vendas.

Por exemplo, ao oferecer novas formas de pagamento, como o boleto parcelado, você atrai os clientes que não podem parcelar no cartão de crédito, e este pode ser um ponto crucial para alguém resolver comprar na sua loja.

Neste artigo, você vai conferir 11 maneiras de aumentar suas vendas online e alavancar a sua empresa. Acompanhe!

Qual a melhor forma de vender pela internet?

Existem muitas maneiras de vender pela internet, desde formas nas quais você não precisa investir nada, até plataformas completas de e-commerce.

Desse modo, para saber qual é a melhor forma de vender pela internet, é necessário entender o seu momento, se quer investir em uma plataforma, quanto pode investir, se deseja vender em marketplaces – que funcionam como “shoppings virtuais” (Americanas, Amazon e outros) -, ou se irá usar apenas as redes sociais.

Cada uma dessas formas tem seus prós e contras. Por exemplo, ao vender em marketplaces, embora dê para aproveitar as pessoas que já compram e confiam naqueles sites, você fica sujeito a taxas e regulamentos que não controla.

Já ao investir em uma plataforma própria, você garante um maior controle sobre suas vendas, além de conseguir implementar melhorias na experiência de seus clientes, como aumentar a velocidade da página, melhorar botões, checkout, etc.

Quais são os melhores produtos para vender pela internet?

Alguns dos nichos que mais vendem pela internet são: saúde e esporte, pets, moda, educação, tecnologia, entretenimento e eletrodomésticos.

Nesse sentido, você pode vender roupas, celulares, notebooks, artigos de perfumaria, maquiagens, produtos pet, equipamentos para exercícios físicos, bolsas e muito mais, e alcançar um grande sucesso em suas vendas online.

Porém, um dos segredos para vender mais é entender qual é o seu diferencial em relação à concorrência, ou seja, por que alguém compraria de você, e não de outra pessoa?

É preciso refletir sobre essa pergunta, mas alguns diferenciais comuns na internet são o preço ou a personalização dos produtos. Entendendo qual é o seu, basta definir com que produtos irá trabalhar e seguir nossas dicas a seguir para vender muito no seu e-commerce.

11 passos para vender mais pela internet

Existem alguns passos fundamentais para aumentar suas vendas pela internet, como investir em uma boa plataforma, diversificar suas formas de pagamento, fazer anúncios pagos, entre outros.

Confira em detalhes quais são eles:

1. Elabore uma estratégia

Qual é a estratégia da sua loja online? Como você pretende se destacar? Oferecendo produtos personalizados, competindo no preço? Além disso, você conhece seu público?

Antes de mais nada, para vender mais pela internet, você precisa ter uma estratégia bem definida. Isso porque é a partir dela que você irá se diferenciar no mercado e conquistar cada vez mais clientes.

Para começar, é necessário entender melhor seu nicho de atuação respondendo às seguintes perguntas:

  • Quais são seus principais concorrentes?
  • Em que eles se destacam?
  • Quais são os erros que cometem?
  • Como costumam entregar os produtos?
  • Qual é o perfil dos clientes deles?

Partindo daí, você já terá uma boa visão do que fazer e quais serão os melhores caminhos para elaborar sua estratégia.

Por exemplo, se irá focar seus esforços em apenas uma categoria, se seus canais de venda serão 100% online ou se você também terá uma loja física.

2. Invista em uma boa plataforma 

Você sabia que uma boa plataforma é fator que influencia bastante em suas vendas pela internet?

Afinal, ela é a sua vitrine. É nela que seus clientes irão interagir, encontrar produtos, realizar pagamentos e acompanhar pedidos.

Por esse motivo, é importante que ela se adapte para todos os dispositivos, como tablets e celulares, ofereça canais de atendimento ao consumidor, integração com diferentes meios de pagamento, checkout facilitado e seguro, entre outros.

Dessa maneira, ao investir em uma plataforma que te ajuda a gerenciar bem o seu negócio, você fica com mais tempo livre para se dedicar às divulgações e conquistar mais clientes.

Algumas plataformas, como a VTEX, a Linx, a Nuvemshop e a MarketUp, além de oferecerem grandes facilidades para sua loja online, facilitam sua gestão, possibilitando até mesmo a integração com novos meios de pagamento, como o boleto parcelado.

3. Faça divulgações constantes

Imagine duas lojas diferentes: uma em uma avenida movimentada e outra em um bairro mais escondido, com pouca circulação de pessoas. Qual você acha que vende mais?

Se você respondeu a primeira opção, acertou. Com a internet funciona da mesma forma, ou seja, para aumentar os visitantes da sua loja online e suas vendas, você precisa fazer divulgações constantes. 

Confira a seguir algumas formas:

  • Anúncios online: postagens pagas nas redes sociais e em mecanismos de busca, como o Google. A vantagem é que o custo é bem menor do que dos anúncios em mídias tradicionais, e você também consegue escolher melhor o público;
  • Postagens nas redes sociais: escolha as redes sociais mais relevantes para seus clientes e crie perfis para divulgar seus produtos, lançamentos e promoções;
  • Marketing de influência: mesmo se o seu negócio for pequeno, é possível selecionar algum microinfluenciador (influenciadores com até 100 mil seguidores) do seu nicho e colher resultados propondo a divulgação de seus produtos para o público dele;
  • Remarketing: um tipo de anúncio específico para os usuários que se interessaram por seus produtos, mas não compraram. É possível exibi-lo em diversas páginas e atrair o visitante de volta à sua loja.

4. Diversifique seus meios de pagamento

Seus clientes conseguem comprar parcelado na sua loja virtual? 

Hoje em dia, as pessoas buscam por facilidade e conveniência, o que também se reflete na forma como desejam pagar pelos produtos.

Por isso, oferecer diferentes meios de pagamento, como cartão de crédito, PIX e boleto parcelado, é uma excelente maneira de se sobressair no mercado e vender mais pela internet. 

Por exemplo, com o boleto parcelado da Provu, o Provu Parcelado, seus clientes conseguem parcelar as compras em até 24 vezes sem precisar de cartão de crédito, podendo gastar até R$ 10.000 na sua loja.

A grande vantagem do Provu Parcelado é conquistar um público novo, que não possui cartão de crédito, ou que possui, mas está sem limite para utilizá-lo. Além disso, você não paga taxa e nem se preocupa com a inadimplência, porque depositamos o dinheiro em até 5 dias na sua conta.

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5. Ofereça um bom atendimento

Quando seu cliente tem uma dúvida, ele consegue entrar em contato com sua equipe de maneira fácil? Ele obtém as informações que precisa de forma clara e rápida?

Oferecer um bom atendimento é outro ponto que contribui para aumentar suas vendas na internet. 

Nesse sentido, é fundamental conferir quais são seus canais de atendimento, se os clientes obtêm as respostas que precisam de forma rápida e se estão comentando sobre sua loja em canais como o Reclame Aqui.

Ao se atentar a esses pontos, você garante uma boa experiência para seus consumidores, o que aumenta a confiança deles na sua loja e a chance de recompra e indicações.

6. Otimize sua loja virtual para os usuários e para os mecanismos de busca

No tópico 2, você conferiu a importância de uma boa plataforma para seus clientes. No entanto, mesmo com a melhor plataforma do mercado, você ainda deve se esforçar para oferecer a melhor experiência possível para os visitantes da sua loja online.

Por exemplo, tirar boas fotos dos produtos e oferecer informações importantes, como as características do produto, preço, frete e condições de pagamento são pontos que ajudam os usuários e, por consequência, colaboram para a finalização da compra.

Porém, também é preciso melhorar sua loja virtual para o Google. Dessa maneira, você consegue posicionar seu site no topo das buscas e aparecer para as palavras-chave que levem até os produtos que você vende. 

Para fazer isso, considere os termos que os usuários procuram e depois insira-os nos títulos e descrições das páginas dos seus produtos correspondentes, por exemplo, “tênis preto masculino”. 

Vale lembrar que essa é apenas uma otimização básica e, para maiores detalhes, você pode considerar a ajuda de uma agência ou consultoria de marketing digital.

7. Monitore a jornada de seus clientes

Você sabia que existem algumas etapas que seus clientes percorrem antes de finalizarem a compra?

Isso mesmo. Quando estamos tratando de vendas online, geralmente os clientes passam por três fases, que são:

Atração

Aqui, seus clientes estão pesquisando sobre os produtos que desejam comprar. Por isso a importância da otimização para mecanismos de busca e descrições dos produtos. Porque tudo irá ajudá-los a optar pela sua loja e ter confiança na sua marca.

Conversão

Nesta etapa, os clientes precisam se sentir seguros para comprar e também saber que ações tomar no seu site para fazer isso. Ter botões e instruções claras, bem como certificados de segurança, como o SSL, colaboram. Assim como ter diferentes meios de pagamento.

Fidelização

O cliente comprou, mas será que o trabalho está finalizado? Bem, manter clientes antigos é bem mais barato do que fazer novos. Por esse motivo, considere oferecer um excelente pós-compra para que as pessoas comprem mais vezes e indiquem sua loja para os amigos.

Cuidar dessa jornada do cliente significa olhar para todas essas três etapas. Assim, você consegue entender onde é possível estabelecer melhorias para conseguir vender mais pela internet.

8. Utilize o e-mail marketing

Você já utiliza o e-mail marketing na sua estratégia para aumentar suas vendas online?

Se não, considere fazê-lo. O e-mail é uma comunicação direta que você consegue ter com seus clientes, sendo possível enviar conteúdos, promoções, novidades e informativos gerais sobre sua loja.

A parte mais legal aqui é estabelecer uma relação com o seu consumidor para fazê-lo se lembrar que sua loja existe. 

Além do mais, com o e-mail você ainda pode fazer pesquisas de satisfação e entender como foi a experiência dele tanto no site quanto na entrega.

Dessa forma, com um planejamento de e-mail marketing bem feito, você consegue traçar melhorias, fidelizar clientes e vender bem mais pela internet.

9. Forneça uma boa experiência de entrega

Alguma vez você já comprou um produto pela internet e sentiu ansiedade para recebê-lo logo?

Se sim, saiba que isso também acontece com seus clientes. Dessa maneira, oferecer uma boa experiência de entrega, com agilidade e transparência, é outro dos pilares para vender mais pela internet. 

Aqui, além de garantir que seus compradores receberão os produtos no prazo, é preciso considerar a embalagem, já que ela oferece uma ótima forma para se conectar com seu consumidor e humanizar sua marca.

Por exemplo, você pode enviar um cartão de agradecimento e incentivar o compartilhamento do produto nas redes sociais. Com isso, além da conexão com o consumidor, você ganha uma propaganda gratuita para seu produto. Bem legal, não acha?

10. Construa a confiança de seus clientes

A segurança é uma preocupação constante da maioria das pessoas que compram online e, para vender mais pela internet, você precisa cuidar dela.

Para este ponto, o investimento na boa plataforma também ajuda, e é preciso considerar se a sua oferece mecanismos para proteger os dados dos usuários, como CPF ou cartão de crédito.

Garantir que sua página possui o certificado SSL é a maneira mais básica de fazer isso, já que ele é o responsável por garantir a proteção das informações importantes dos usuários. 

Para sua loja online, ele é praticamente obrigatório, sendo representado por um cadeado ao lado da URL do site, como na imagem abaixo:

url da provu

Além disso, é preciso interagir com os clientes nas redes sociais e no Reclame Aqui para não deixar que avaliações ou comentários negativos prejudiquem a confiança na sua empresa. 

Assim, quando novos consumidores pesquisarem pela sua loja, eles se sentirão mais seguros para comprar ao verem que você se preocupa e interage com seus clientes atuais. 

11. Incentive o marketing boca a boca

Você incentiva que seus clientes indiquem a sua loja para os amigos?

Mesmo com todas as estratégias de marketing existentes, o bom e velho boca a boca está sempre em alta. Isso porque as pessoas confiam muito mais nas indicações que recebem de conhecidos do que em anúncios.

Conforme dito acima, incentivar o compartilhamento nas redes sociais é uma ótima maneira de impulsionar essas indicações. Você também pode oferecer descontos ou brindes para quem indicar um amigo para sua loja, por exemplo.

Desse modo, você divulga a sua loja e consegue aumentar suas vendas na internet, conquistando clientes fiéis e satisfeitos.

Ao longo deste conteúdo, você conferiu dicas para impulsionar os resultados da sua loja online e decolar seu negócio. 

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