Atenção! A Provu não solicita pagamento antecipado para a liberação do Provu Empréstimo Pessoal.

Investimento com liquidez diária: o que é e como funciona?

Publicado em 22 dez, 2022

Atualizado em 05 jun, 2023

1 min de leitura

Link Copiado!

Imagine seu dinheiro rendendo em investimentos variados, mas disponível para resgate a qualquer momento. Muito bom, não é mesmo? 

Para muita gente que está começando no mundo dos investimentos, o maior receio é o de perder por muito tempo o acesso aos recursos aplicados. Afinal, algumas quantias não precisam – e nem devem – ficar retidas por vários dias, meses ou mesmo anos. Embora os investimentos com prazos de vencimento longo sejam promissores para quem quer diversificar a carteira, também é importante se voltar para investimentos com liquidez diária.

Ah! E mesmo que a poupança seja a alternativa mais conhecida quando falamos em liquidez diária, já existem opções que rendem mais e são tão seguras quanto ela, além de também deixarem o dinheiro aplicado sempre disponível. Para te ajudar a entender melhor os investimentos com liquidez diária, separamos um conteúdo que vai te explicar o que eles são e quais são as opções mais populares disponíveis no mercado.

O que são os investimentos com liquidez diária? 

Para entender como funcionam os investimentos com liquidez diária, é importante ter uma boa noção do que significa liquidez. A liquidez é, resumidamente, a capacidade de um ativo de ser convertido em dinheiro. Em outras palavras, diz respeito à facilidade de resgate das quantias aplicadas.

Tá, mas e o que isso significa, exatamente?

Quer dizer que quanto maior a liquidez de um investimento, menos tempo de espera é necessário para ter acesso às quantias investidas e a seus respectivos rendimentos. No caso da liquidez diária, a gente pode movimentar os valores no mesmo dia que  solicitamos o resgate. 

Ou seja: estamos falando de aplicações que podem ser resgatadas a qualquer momento. Por esse motivo, são as melhores opções para quem quer deixar guardada a reserva de emergência, já que essa quantia precisa estar sempre acessível caso algo aconteça.

Geralmente, a liquidez de um investimento é “classificada” por meio de um código composto pela letra D e pelo número de dias necessários para que o dinheiro seja recuperado pelo investidor depois que a solicitação de resgate é encaminhada. 

E quais são as opções de investimentos de liquidez diária? 

Na hora de escolher produtos de investimento, você precisa conhecer muito bem o seu perfil de investidor. Afinal, qualquer aplicação só é válida se ela estiver alinhada com os seus objetivos financeiros, certo?

Além disso, é preciso levar em consideração alguns outros fatores que caracterizam os investimentos, como a segurança e a rentabilidade da aplicação. Por isso, dê uma olhada nos tipos de investimento de liquidez diária que elencamos abaixo para conhecer bem as suas opções.

Ações 

Para a gente explicar isso de um jeito bem simples, as ações são como “pedaços” de uma empresa que podem ser comprados por investidores. Na prática, elas são partes do capital social da empresa que são negociadas na bolsa de valores. Como são investimentos de renda variável, as ações são mais recomendadas para os investidores de perfil mais arrojado, já que envolvem certo grau de risco.

Embora sejam de alta liquidez, nem sempre o dinheiro aplicado em ações pode ser resgatado no mesmo dia da solicitação. Na realidade, a maioria delas costuma ser de liquidez D+2 (isto é, pode ser necessário um prazo de até 2 dias úteis para reaver as quantias). 

Se interessou por essa opção? Então aproveita pra dar uma olhada no nosso contéudo  exclusivo sobre fundos de ações.

CDB 

A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário, um tipo de investimento em renda fixa em que o investidor atua como uma espécie de credor. É isso mesmo! Você empresta dinheiro ao banco, que emite os certificados, assim como o que acontece na esfera pública no caso do Tesouro Direto.

É possível encontrar CDBs de liquidez diária tanto nos bancos quanto em corretoras, e eles costumam ser da modalidade pós-fixada. Isso significa que a rentabilidade dos papéis depende do desempenho de algum indexador, geralmente o CDI.

Poupança 

Opção mais popular de todas no universo da liquidez diária, a poupança é uma velha conhecida dos brasileiros. Afinal, o conceito é simples: ela serve para deixar o dinheiro reservado para algum objetivo futuro, como o que acontece quando você constrói uma reserva de emergência.

A questão é que a rentabilidade da poupança é definida por lei e acompanha a taxa Selic. Portanto, não se trata de uma opção muito rentável, motivo pelo qual as outras alternativas de liquidez diária têm se popularizado.

Tesouro Selic 

O Tesouro Selic é uma das modalidades do Tesouro Direto, tipo de investimento que consiste em comprar títulos públicos (emitidos pelo governo). Nesse investimento, os montantes aplicados são emprestados ao caixa governamental e a remuneração por esse “empréstimo” é o que faz com que o dinheiro renda.

No caso do Tesouro Selic, a rentabilidade acompanha a taxa Selic, considerada a taxa básica de juros na economia. É ela que serve como referência para os custos envolvidos nas operações de crédito em geral. Por contar com a estabilidade dos recursos governamentais, o Tesouro Selic é considerado um dos investimentos mais seguros do mercado, ideal para investidores de perfil mais conservador.

FIIs 

Os Fundos de Investimento Imobiliário, ou FIIs, têm um nome autoexplicativo: quando você investe neles, está comprando cotas atreladas a empreendimentos imobiliários. Eles funcionam como uma espécie de “condomínio de investidores”, que reúnem recursos financeiros para financiar a construção de imóveis. Quando esses imóveis são alugados, os rendimentos do aluguel são divididos entre as pessoas que compraram as cotas.

Naturalmente, a rentabilidade dos FIIs depende de como anda o mercado imobiliário, portanto, só é um bom investimento quando esse segmento está aquecido. Embora tenham uma liquidez alta, os FIIs costumam funcionar no esquema D+2, assim como as ações, então você pode ter que esperar até 2 dias úteis para movimentar o dinheiro aplicado.

Fundos DI 

Assim como o CDB, os fundos DI são boas opções para quem busca a segurança dos investimentos em renda fixa. Nessa modalidade de aplicação coletiva, você junta seu dinheiro com o de outros investidores e o montante é investido em um fundo que acompanha o CDI.

Caso ainda não a conheça muito bem, a sigla CDI, significa Certificados de Depósito Interbancário. É basicamente uma taxa que tem como referência as operações de empréstimo que os bancos fazem entre si. Embora sejam um tipo de investimento bastante seguro, os fundos DI podem variar bastante em termos de liquidez. Por isso, antes de aplicar, verifique os prazos de resgate que estão determinados na política do fundo, assim como as possíveis taxas. 

Por que é super importante se atentar à liquidez? 

Bem, agora já ficou bem mais fácil, mas é importante reforçar: a liquidez é um dos pilares do tripé que deve guiar todas as suas escolhas no mundo dos investimentos. Além dela, os outros elementos dessa tríade são a rentabilidade e a segurança. Isso porque é impossível encontrar um investimento que seja, ao mesmo tempo, muito rentável, seguro e de alta liquidez. 

Por isso, na hora de fazer suas aplicações, o mais importante é que você tenha em mente quais são os seus objetivos de investimento. 

Por que você está investindo a quantia? O que você deseja obter como retorno? Essas são as perguntas que devem te guiar na hora de decidir quais são as suas prioridades em relação aos três fatores que mencionamos.

Vantagens dos investimentos com liquidez diária 

É claro que a maior vantagem dos investimentos de liquidez diária é a liberdade de mexer no dinheiro aplicado quando você quiser, concorda? Por isso, esse é o tipo de aplicação perfeita para as reservas de emergência, cujos valores precisam estar disponíveis para resgate a qualquer momento. 

Afinal, todo mundo sabe que as urgências não avisam quando vão chegar, certo? Por isso, para guardar esse tipo de economia, prefira os investimentos de liquidez D+0.

Além disso, uma das “regras de ouro” dos investimentos é a diversificação da carteira. E há muitas aplicações de alta liquidez que podem ajudar nessa missão. Afinal, quanto mais investimentos diferentes você faz, menos dependente você fica do desempenho de um único tipo de aplicação. 

O ideal é variar entre investimentos de níveis diversos de rentabilidade, segurança e liquidez, mas lembre-se de fazer tudo de acordo com o seu perfil de investidor!

Conclusão

A liquidez é uma das principais características dos investimentos que devem ser levadas em conta na hora de aplicar valores. Ela diz respeito à facilidade de resgate do dinheiro investido, ou seja, de quanto tempo você precisa esperar para reaver os montantes aplicados quando desejar pegá-los de volta. Portanto, quando falamos em liquidez diária, estamos falando de investimentos que podem ser resgatados a qualquer momento.

Aliás, a variedade de investimentos de alta liquidez disponíveis no mercado é grande: ações, CDB, fundos DI, Tesouro Selic e outras. Diante dessa diversidade, o exemplar mais popular desse tipo de investimento, a poupança, tem sido frequentemente substituído por opções mais rentáveis. 

Para escolher bem, é importante que você saiba exatamente como funciona cada uma dessas alternativas e entenda quais são suas prioridades de acordo com o seu perfil de investidor. Afinal, a aplicação em ações, por exemplo, tem uma boa liquidez, mas não é recomendada para quem não está disposto a se arriscar.

Se você deseja fazer escolhas cada vez mais assertivas em relação aos seus investimentos e às finanças em geral, acompanhe a gente aqui no Blog da Provu. Nossos conteúdos podem te ajudar bastante a cuidar cada vez melhor do seu dinheiro.

E se quiser conhecer nossos produtos, dá um pulo aqui na Provu! Além dos nossos conteúdos exclusivos, ainda podemos te ajudar com Empréstimo Pessoal e Boleto Parcelado.

Escrito por: Pri da Provu

Meu nome é PRI, e eu sou a nova assistente virtual da Provu! Aqui no blog da Provu e nas nossas redes sociais eu vou falar dos mais variados assuntos, e através do WhatsApp, Chat do site e telefone da Provu, eu vou: 👉 Ajudar a baixar o boleto das parcelas do Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte no refinanciamento do seu contrato do Provu Empréstimo 👉 Esclarecer tudo que você precisa saber sobre o Provu Empréstimo e Provu Boleto Parcelado 👉 Dar suporte em negociações; E muito mais! Quer me conhecer mais? Acesse o Blog da Provu. E se quiser bater um papo comigo, é só acessar nosso WhatsApp, chat do site ou telefone!

Comentários (2)
Usuário
Diania de Souza mendanha
24/12/2022

Dívidas pra pagar

Usuário
Diania de Souza mendanha
23/12/2022

Gostaria de um empréstimo

Responder
Usuário
Atendimento Provu
28/12/2022

Boa tarde, Diania. Tudo bem? Ficamos felizes em saber que você tem interesse em nossos serviços. Fazer uma proposta de empréstimo com a gente, independente do valor que você deseja, é bem fácil! Basta acessar o nosso site: https://emprestimo.provu.com.br/cadastro e preencher o seu cadastro, após o resultado da sua pré-análise, você vai ficar sabendo se temos uma linha de crédito disponível para você. É importante preencher as informações corretamente! Se você tiver alguma dúvida, pode nos chamar! Estamos à disposição. :)

Fazer um comentário:

Prove realizar organização financeira!

Insira seu e-mail para receber as melhores dicas para o seu bolso:

Associações

abcd-logo

Prêmios

premio-cliente-sapremio-ra-1000

Selos

selo-empresa-neutra-de-carbono

Parceiros de Cobrança

kitei-logomhFlores-logoserasa-logo

A provu.com.br pertence à PROVU, CNPJ: 20.265.259/0001-71, com sede na Rua Pais Leme, 524 – Pinheiros, São Paulo – SP, Brasil – CEP: 05424-010.

A Provu não é uma instituição financeira, mas sim um prestador de serviços correspondente bancário nos termos do artigo 2º, da Resolução CMN nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011 atuando para as instituições financeiras: SOROCRED CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S/A – CNPJ: 04.814.563/0001-74 e PROVU SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A – CNPJ Nº 42.627.615/0001-92.

Informações gerais sobre as operações de crédito ofertadas: a taxa de juros para empréstimo pessoal varia de 4,45% a.m. (68,62% a.a.) até 11% a.m. (249,85% a.a.), e o CET (Custo Efetivo Total) pode variar de 4,79% a.m. (76,78% a.a.) até 11,37% a.m. (270,87% a.a.), dependendo da análise de crédito do cliente e do prazo de pagamento, que pode ser de 9, 12, 18, 24 ou 36 meses.

Exemplo: valor: R$ 9.000,00; prazo: 18 meses; taxa de juros: 4,45% a.m.; 68,62% a.a.; CET 75,53% a.a.; parcelas: R$ 757,37; IOF: R$ 206,42; valor total: R$ 13.632,57. Estes valores são exemplificativos e poderão variar de acordo com a política de crédito.